Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi corrigido
Yamandú Orsi, da coalizão esquerdista Frente Ampla, será o presidente do Uruguai pelos próximos cinco anos. Ele venceu as eleições no segundo turno contra Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, conservador, apoiado pelo atual presidente Luis Lacalle Pou.
Em pronunciamento, Delgado reconheceu a vitória do opositor e parabenizou Orsi pela vitória. Já Lacalle Pou afirmou, via redes sociais, que ligou para Yamandú para parabenizá-lo. "Liguei para felicitá-lo como presidente eleito do nosso país e colocar-me às suas ordens e iniciar a transição assim que entender pertinente", postou.
Yamandú Orsi, que representa uma esquerda moderada, tem 57 anos e durante toda a campanha recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica, que governou o país entre 2010 e 2015. O presidente eleito é formado em História e já atuou na política como prefeito de Canelones por dois mandatos.
A vice-presidente eleita é Carolina Cosse. Ela postou na rede social X uma foto com Yamandú Orsi comemorando a vitória. "Sabremos cumplir" ("Saberemos como cumprir"), afirmou Cosse.
Segundo a agência de notícias EFE, Luis Lacalle Pou também afirmou que permanecerá “perto do povo”. “Em 97 dias, estarei perto do povo, serei politicamente ativo e estarei onde o povo achar melhor. Sou um senador eleito, portanto é onde devo estar”, disse o mandatário à imprensa.
Na primeira versão publicada deste texto, Yamandú Orsi foi classificado como pertencente à centro-esquerda. Porém, após análise das pautas defendidas pelo presidente eleito e considerando seu histórico político, a Gazeta do Povo decidiu atualizar o texto classificando-o como um político de esquerda.
Corrigido em 25/11/2024 às 11:54