Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai| Foto: Federico Gutiérrez /EFE
Ouça este conteúdo

Yamandú Orsi, da coalizão esquerdista Frente Ampla, será o presidente do Uruguai pelos próximos cinco anos. Ele venceu as eleições no segundo turno contra Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, conservador, apoiado pelo atual presidente Luis Lacalle Pou.

CARREGANDO :)

Em pronunciamento, Delgado reconheceu a vitória do opositor e parabenizou Orsi pela vitória. Já Lacalle Pou afirmou, via redes sociais, que ligou para Yamandú para parabenizá-lo. "Liguei para felicitá-lo como presidente eleito do nosso país e colocar-me às suas ordens e iniciar a transição assim que entender pertinente", postou.

Yamandú Orsi, que representa uma esquerda moderada, tem 57 anos e durante toda a campanha recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica, que governou o país entre 2010 e 2015. O presidente eleito é formado em História e já atuou na política como prefeito de Canelones por dois mandatos.

Publicidade

A vice-presidente eleita é Carolina Cosse. Ela postou na rede social X uma foto com Yamandú Orsi comemorando a vitória. "Sabremos cumplir" ("Saberemos como cumprir"), afirmou Cosse.

Segundo a agência de notícias EFE, Luis Lacalle Pou também afirmou que permanecerá “perto do povo”. “Em 97 dias, estarei perto do povo, serei politicamente ativo e estarei onde o povo achar melhor. Sou um senador eleito, portanto é onde devo estar”, disse o mandatário à imprensa.