• Carregando...

As propostas de sanções no âmbito da Organização das Nações Unidas contra o Irã já estão sendo preparadas, dado o fracasso das negociações que visavam à suspensão do enriquecimento de urânio, disse um integrante do primeiro escalão do governo britânico nesta terça-feira.

A Rússia, porém, insiste na saída diplomática. Em reunião hoje em Teerã, um enviado do governo russo disse que seu país está pronto para conduzir conversações para pôr fim ao impasse.

A fonte britânica, que não permitiu sua identificação, lembrou que o chefe das relações externas da União Européia, Javier Solana, relatou, no fim de semana passada, que o negociador iraniano, Ari Larijani, disse "não" às propostas da EU e dos Estados Unidos.

- Estamos intensificando os esforços preparatórios para o que deve ser uma resolução - disse a fonte britânica. - [A secretária de Relações Externas] Margareth Beckett conversou com os pares dela durante o fim de semana... A menos que haja uma repentina e inesperada mudança por parte dos iranianos, podemos esperar que isto se transfira para Nova York na semana que vem ou um pouco depois.

O oficial acrescentou que Larijani disse a Solana que o Irã não está pronto para retomar uma suspensão do programa de enriquecimento de urânio.

- Esta é a posição que o presidente Ahmadinejad e outros vêm declarando em público.

Segundo a agência Associated Press, o Irã apresentou a idéia de ter a França como supervisora, num consórcio, do processo de enriquecimento. A proposta foi feita pelo vice-chefe da Organização de Energia Atômica do país, Mohammad Saeedi, em entrevista à rádio France-Info.

Um porta-voz da chancelaria francesa se disse surpreso, observando que a prioridade é a negociação entre Larijani e o chefe das relações externas da União Européia, Javier Solana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]