• Carregando...

Seul – O resultado de uma pesquisa de cientistas sul-coreanos pode ajudar no desenvolvimento da cura da aids. De acordo com dados prévios, uma proteína encontrada em primatas e humanos consegue bloquear a progressão do vírus HIV nos símios (chimpanzés, gorilas, orangotangos).

Segundo o professor Woo Jae-sung, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, na Coréia do Sul, co-autor da pesquisa, a proteína – TRIM5 – ainda pode ser útil no combate a outros vírus. "Determinamos a estrutura de um âmbito chave de uma proteína (a TRIM5), abrindo o caminho aos cientistas para identificar a causa de várias doenças provocadas pelo HIV e outros vírus", disseWoo à imprensa.

Hoje, existem medicamentos que freiam o avanço do vírus, mas nenhum representa a cura da aids. Os pacientes do HIV precisam recorrer a remédios retrovirais caros para reduzir os efeitos colaterais. "Nossa descoberta prepara o caminho para uma pesquisa profunda da identificação da estrutura e das funções da TRIM5."

TRIM5 é uma proteína encontrada nas células dos humanos e na maioria dos macacos. Se sabe que ela evita várias infecções retrovirais nos primatas e agora os cientistas tentam descobrir se a forma humana da proteína pode ser modificada para a obtenção dos mesmos efeitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]