Milhares de sírios marcharam hoje na cidade de Daraa, no sul do país, após o funeral de um manifestante morto no dia anterior durante um protesto contra o governo, disse um morador. "Uma massa de manifestantes começou a marchar do cemitério até a mesquita de Al-Omari após o enterro", comentou a fonte, pedindo anonimato.

CARREGANDO :)

Os distúrbios em Daraa começaram na sexta-feira, quando forças de segurança mataram cinco pessoas durante um protesto. No fim de semana, mais dois morreram. A polícia cercou a cidade, impedindo a entrada de milhares de manifestantes. Mesmo assim, prédios do governo foram incendiados. "Apenas Deus, a Síria e a liberdade" e "revolução, revolução" eram alguns dos gritos dos manifestantes hoje.

A violência em Daraa tem se tornando um desafio para o presidente Bashar Assad, que tentou controlar a situação libertando presos e prometendo demitir as autoridades responsáveis pela repressão exagerada. Assad controla a Síria desde 2000, quando herdou o poder de seu pai, Hafez, após este ter ficado 29 anos na presidência. Apesar da repressão política, Assad é popular no mundo árabe porque é visto como um dos poucos líderes que faz oposição a Israel.

Publicidade
Veja também
  • Zoellick recomenda novo papel do Banco Mundial no Oriente Médio
  • Medvedev critica Putin por comentário sobre Líbia
  • Turquia critica ataques aéreos internacionais na Líbia