Milhares de pessoas foram às ruas de Roma, na Itália, neste sábado (5) para pedir a renúncia do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. O protesto foi convocado por meio da rede social Facebook, na internet.
Batizada como "No-B Day" (Dia Sem Berlusconi), a iniciativa, que nasceu no dia 9 de outubro pelas mãos de um grupo de cidadãos contrários à atuação de Berlusconi, conseguiu convocar 500 mil pessoas, segundo os organizadores, citados pela imprensa italiana.
No protesto pelas ruas de Roma, liderado por um cartaz pedindo a renúncia do chefe do Executivo, diversos manifestantes estiveram presentes com máscaras do rosto de Berlusconi.
A manifestação começou por volta das 14h locais (11h, no horário de Brasília), na Praça da República, e seus participantes se dirigiram à Basílica de São João de Latrão, onde foi montado um palco. Alguns participantes discursam antes de um show que fechará o ato.
Nenhum político discursará na manifestação, somente os representantes da sociedade civil e do mundo da cultura italiana, entre o quais estará o prêmio Nobel de literatura Dario Fo. Será lida, ainda, uma mensagem enviada pelo também Prêmio Nobel de Literatura José Saramago.
Segundo um dos promotores do protesto, Gianfranco Mascia, "esta é uma manifestação convocada por cidadãos na internet e graças à internet. Somos um movimento político, mas não pertencemos a nenhum partido e decidimos organizar esta manifestação justamente porque os partidos não o fazem", explicou.
Deixe sua opinião