• Carregando...

Oito policiais ficaram feridos e cinco manifestantes foram detidos em confrontos hoje do lado de fora do Parlamento regional na cidade espanhola de Valência, informaram autoridades locais. Centenas de manifestantes furiosos com a crise econômica e o aumento do desemprego se reuniram na noite de ontem no Parlamento, que deve eleger seu presidente hoje, após as eleições regionais de 22 de maio.

A polícia dispersou os manifestantes nesta manhã, depois que objetos foram jogados contra os policiais. Os manifestantes foram presos por "desordem pública, agressão e ferimentos a policiais", resultantes de "lançamento de garrafas e até tesouras" contra os oficiais durante o protesto, disse a porta-voz do governo regional. Segundo ela, os policiais também foram alvo de "chutes e socos".

Os protestos contra a crise econômica tiveram início em 15 de maio em Madri, mas se espalharam para praças de cidades em todo o país, com as convocações feitas pelo Twitter e pelo Facebook por manifestantes que se denominam "os indignados", "M-15", "Revolução Espanhola" e "Democracia de verdade agora".

Madri

Centenas de pessoas também se reuniram em frente ao Parlamento em Madri na noite de ontem para condenar os projetos do governo de reformular o sistema de negociação salarial coletivo. Sindicatos e funcionários vêm discutindo há meses a reforma do sistema, considerado uma plataforma importante para as reformas trabalhistas, bancárias e previdenciárias cujo objetivo é a retomada da economia espanhola.

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, disse na semana passada que seu governo vai aprovar a reforma até 10 de junho, mesmo se até lá não houver um acordo com os sindicatos.

A economia espanhola entrou em recessão durante a segunda metade de 2008, quando a crise financeira global agravou o colapso do mercado imobiliário. O país registrou um crescimento econômico pífio no início de 2010. A crise fez com que o nível de desemprego disparasse para 21,29% no primeiro trimestre de 2011, o mais alto dos países industrializados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]