Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Protestos contra pena de morte a islamita deixam 34 mortos em Bangladesh

A violência se intensificou depois que um tribunal de Daca ditou, ao meio-dia, a condenação à forca para o septuagenário Delawar Hossain Sayedi | Reuters/Stringer
A violência se intensificou depois que um tribunal de Daca ditou, ao meio-dia, a condenação à forca para o septuagenário Delawar Hossain Sayedi (Foto: Reuters/Stringer)

Pelo menos 34 pessoas morreram e 200 ficaram feridas em distúrbios ocorridos nesta quinta-feira em Bangladesh após a divulgação da sentença a morte contra um líder islamita.

A agitação tinha sido promovida desde a madrugada pela organização islamita Jamaat-e-Islami (JeI), mas a violência se intensificou depois que um tribunal de Daca ditou, ao meio-dia, a condenação à forca para o septuagenário Delawar Hossain Sayedi por seu envolvimento em crimes na guerra de 1971, que levou à independência de Bangladesh.

Os choques ocorreram em diversos pontos do território e tiveram de um lado seguidores desta força islamita - a principal do país -, e de outro as forças de segurança bengalesas e ativistas de partidos políticos rivais.

A agência estatal "UNB" disse que o número total de mortos é de 34, e o de feridos é de 200, incluindo policiais e manifestantes, e acrescentou que 118 pessoas foram detidas.

De acordo com esta fonte, os enfrentamentos mais violentos aconteceram no norte do país, nos distritos de Rangpur - onde seis pessoas faleceram -, Gaibandha e Thakurgaon, estes últimos com cinco mortes cada. Também houve o mesmo número de mortos hoje nos protestos em Sathkira, no sul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.