O presidente americano, Donald Trump, disse estimar que as mortes por coronavírus nos Estados Unidos fiquem entre 60 mil e 65 mil no total. Atualmente, o país já registrou mais de 36 mil óbitos decorrentes da Covid-19.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o republicano voltou a mencionar as diretrizes para a reabertura econômica dos EUA apresentadas nesta quinta, 16. "Acredito que ouvirei bastante sobre a abertura dos estados nas próximas semanas e meses", declarou. O presidente, no entanto, garantiu que o governo está "colocando a segurança em primeiro lugar".
Ontem, Trump apresentou um plano de três fases para o relaxamento da quarentena, chamado de "Opening Up America Again" (Abrindo os Estados Unidos novamente) mas disse que as decisões serão tomadas pelos governadores. O vice-presidente americano, Mike Pence, que também participou da coletiva, enfatizou que a capacidade de testagem do país para a Covid-19 já é ampla. "Temos uma quantidade suficiente de testes para atender aos requisitos da primeira fase da reabertura, se os governadores optarem por fazer isso", afirmou.
Durante a coletiva, Brett Giroir, secretário assistente de Saúde, disse que os EUA precisarão conduzir pelo menos 4,5 milhões de testes por mês antes que seja seguro passar para a fase 1 do plano do governo americano.
O presidente americano também anunciou um programa de auxílio de US$ 19 bilhões (cerca de R$ 99,4 bilhões) para agricultores americanos, para mitigar os impactos da pandemia do coronavírus nessa categoria.
O programa do Departamento de Agricultura dos EUA terá dois objetivos: emitir pagamentos diretos a agricultores e comprar alimentos que serão distribuídos a bancos de alimentos comunitários e organizações religiosas.
Trump comentou, ainda, que o governo americano fez nesta semana 80 milhões de pagamentos diretos para cidadãos americanos, como parte do pacote fiscal trilionário aprovado em março.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar