Washington - A três dias de completar 60 anos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ganhou ontem dois novos membros Albânia e Croácia e passa agora a reunir 28 países. A oficialização dos novos membros da aliança militar foi feita durante uma cerimônia em Washington na presença dos embaixadores dos dois países.
"Albânia e Croácia trabalharam duro para cumprir os padrões da aliança em quesito de respeito à democracia e o estatuto de seus Exércitos", disse o porta-voz da OTAN, James Appathurai.
O embaixador albanês, Aleksander Sallabanda, e seu colega croata, Kolinda Grabar Kitarovic, representaram seus países na cerimônia que teve como anfitrião o subsecretário de Estado americano, James Steinberg.
A Eslovênia apresentou na última segunda-feira ao Departamento de Estado o instrumento de ratificação que permite a adesão da Croácia, e fez o mesmo no último dia 3 de março com relação à Albânia.
Após a ratificação da adesão da Croácia pela Grécia em meados de fevereiro, a Eslovênia era o último dos 26 membros da OTAN a conceder aprovação.
Ambos os países já contribuem com as tropas da OTAN no Afeganistão e agora "vão assumir seu lugar pleno na aliança", afirmou Appathurai. "Albânia e Croácia contarão agora com a segurança coletiva que a aliança oferece, mas também compartilharão a responsabilidade que a segurança coletiva exige de nós."
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo