
O ex-presidente do Parlamento da Catalunha Carles Puigdemont desistiu formalmente nesta quinta-feira (1) de nova candidatura ao cargo. Em um vídeo postado no Twitter, o líder separatista disse ainda que vai permanecer em Bruxelas, onde está em autoexílio desde outubro.
"Vou informar ao presidente do parlamento da Catalunha que, temporariamente, retirarei a minha candidatura à presidência da Generalidade. Anuncio ainda que nosso partido vai disputar a presidência com Jordi Sànchez", afirmou.
Message of the President of Catalonia https://t.co/J6cTvXfeCF #CatalanRepublic
— Carles Puigdemont ð (@KRLS) 1 de março de 2018
Puigdemont se autoexilou em outubro na Bélgica, após ter a prisão decretada pelo governo da Espanha por crime de secessão. Ele foi o líder do movimento que fez um plebiscito em 1º de outubro, que reivindicava a independência da Catalunha.
Os separatistas obtiveram a maioria dos votos nas eleições de dezembro e Puigdemont era o nome mais cogitado para assumir a presidência do Parlamento. Em janeiro, ele chegou a afirmar que pretendia retomar o cargo e que poderia governar à distância, já que as tecnologias lhe permitiriam isso.