Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rússia

Putin acusa EUA de encorajar protestos

Polícia russa prende manifestante com máscara de Vladimir Putin | Alexander Demianchuk/Reuters
Polícia russa prende manifestante com máscara de Vladimir Putin (Foto: Alexander Demianchuk/Reuters)

As recentes declarações da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, questionando a integridade do processo eleitoral russo, deram início a uma nova troca de farpas na já desgastada relação Washington-Moscou.

O premiê russo, Vladimir Putin, acusou ontem Hillary de fomentar o "caos" e encorajar as manifestações contra o resultado das eleições parlamentares – que deram, novamente, maioria para o seu partido, o Rússia Unida, na Duma (câmara baixa).

Centenas de pessoas foram presas em protestos reprimidos nesta semana. Segundo Putin, as declarações da secretária americana "deram um sinal" a ativistas no país. "Eles escutaram o sinal e, com o apoio do Departamento de Estado, começaram a trabalhar ativamente", disse o premiê, que já é candidato a mais um mandato à Presidência, em 2012.

Ele ainda disse que Washing­­ton tem gastado "centenas de milhões" de dólares para in­­fluenciar a política russa.

O porta-voz do Departamen­­to de Estado, Mark Toner, disse que as acusações "não poderiam estar mais distantes da realidade".

Hillary também assegurou que os EUA continuarão defendendo os "direitos do povo russo", depois de sugerir que o pleito não foi "livre nem justo" e que a população merece investigações sobre fraudes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.