Ator francês Gérard Depardieu conversa com o presidente russo Vladimir Putin em encontro ocorrido em dezembro de 2010| Foto: Alexei Nikolsky/Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu cidadania russa ao ator francês Gérard Depardieu, envolvido em uma disputa sobre impostos com o governo francês, informou ontem o Kremlin.

CARREGANDO :)

Um comunicado publicado no site do governo afirmou que Putin assinou um decreto em resposta a "um pedido de cidadania da Federação Russa" em nome de "Depardieu Gérard Xavier, nascido na França em 1948".

Depardieu mantém uma disputa com o governo francês por causa das tentativas do presidente François Hollande de aumentar os impostos para os cidadãos que ganham mais de 1 milhão de euros por ano. O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, disse que Depardieu é "patético".

Publicidade

Em 29 de dezembro, a Suprema Corte da França derrubou o aumento de impostos para quem ganha acima de 1 milhão de euros, mas Depardieu disse então que a decisão não "mudava nada", sinal de que o ator deseja realmente deixar a França.

Depardieu atuou em quase 200 filmes, segundo o Internet Movie Database, e foi indicado ao Oscar por Cyrano de Bergerac, de 1990.

O ator de 64 anos, segundo o jornal Le Monde, é popular na Rússia. Depardieu já fez comerciais de uma marca de ketchup e do cartão de crédito do banco Sovietsky para a televisão russa.

Depardieu respondeu ontem mesmo a Ayrault, em carta aberta: "Nunca matei ninguém, não penso que fui um sujeito sem valor. Paguei 145 milhões de euros em impostos durante 45 anos. Eu não vou reclamar, mas não aceito ser chamado de ‘patético’".

Depardieu disse que entregará ao governo francês seu passaporte e também sua carteira de seguridade social. Em outubro, o prefeito de uma pequena cidade belga anunciou que Depardieu comprou uma casa perto da fronteira francesa e pretendia residir na Bélgica.

Publicidade

Ontem, o governo belga disse que, se Depardieu pedir a cidadania belga, poderão existir dificuldades para a aprovação, uma vez que o ator francês já obteve a russa.

O representante do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que o ator fez o requerimento, que foi aprovado com base na sua "influência no âmbito cultural" e seus "papéis significativos em filmes sobre a história russa e personagens históricos".

Em 2011, Depardieu interpretou Grigori Rasputin (1869-1916) em um filme francês para a televisão sobre a vida do controverso religioso russo.