Em entrevista a meios de comunicação estrangeiros, Putin disse que não haverá mudanças nas relações Rússia-EUA independentemente de quem vença a eleição americana| Foto: EFE/Kremlin
Ouça este conteúdo

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (5) que a condenação do ex-presidente americano Donald Trump por um júri em Nova York na semana passada teve motivação política.

CARREGANDO :)

Trump, presidente americano entre 2017 e 2021 e candidato do Partido Republicano na eleição de 5 de novembro nos Estados Unidos, foi considerado culpado em 34 acusações de que teria fraudado registros das suas empresas para ocultar um pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels, para que ela não revelasse antes da eleição de 2016 um relacionamento que ambos tiveram dez anos antes. A sentença será anunciada em 11 de julho.

“É óbvio para todo o mundo que o processo contra Trump [...] é simplesmente a utilização do sistema judicial durante uma luta política interna”, disse Putin numa entrevista a meios de comunicação estrangeiros, segundo informações das agências France-Presse e Reuters.

Publicidade

“A suposta liderança deles [Estados Unidos] na esfera da democracia está sendo totalmente destruída”, afirmou o ditador.

Quando foi perguntado sobre eventuais mudanças que uma vitória eleitoral de Trump sobre o atual presidente, Joe Biden, traria para as relações entre Rússia e Estados Unidos, Putin respondeu que “em geral, não há diferença”.

“Nunca tivemos quaisquer laços especiais com o senhor Trump, mas é um fato que, quando presidente, ele começou a impor grandes sanções contra a Rússia e se retirou do tratado sobre mísseis de médio e curto alcance”, afirmou o ditador russo.

“Dizer - estou falando com muita sinceridade - que acreditamos que depois das eleições algo mudará em relação à Rússia na política americana, eu não diria isso. Achamos que não. Achamos que nada realmente sério acontecerá”, acrescentou Putin.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade