Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novas adesões

Putin diz que 30 países querem aderir ao Brics, que agora conta com 10 membros

Para Putin, Brics atrai cada vez mais Estados que partilham o desejo de criar "uma ordem mundial multipolar e um modelo justo do sistema financeiro e comercial global". (Foto: KRISTINA KORMILITSYNA/EFE/EPA/SPUTNIK/KREMLIN)

Ouça este conteúdo

No dia em que o Brics ganha oficialmente cinco novos membros, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que cerca de 30 países estão dispostos a aderir ao bloco “de uma forma ou de outra”. A declaração foi feita em uma mensagem por ocasião do início da presidência temporária da Rússia no grupo, que passa a incluir dez Estados a partir desta segunda-feira (1ᵒ).

O bloco político e econômico Brics era até então formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e, neste primeiro dia do ano, passa a contar oficialmente com Irã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Etiópia e Egito.

“Esta é uma demonstração convincente do crescente prestígio do grupo e do seu papel nos assuntos mundiais”, destacou o presidente russo ao comentar a incorporação dos novos países ao bloco de economias emergentes. A expectativa era que a Argentina também passasse a fazer parte do grupo, plano fomentado pelo Brasil junto à China que foi frustrado pelo recém-empossado presidente argentino, Javier Milei.

Putin assegurou que os Brics atraem cada vez mais Estados que partilham o desejo de criar "uma ordem mundial multipolar e um modelo justo do sistema financeiro e comercial global" e estão empenhados na "busca de soluções coletivas para os problemas mais prementes do nosso tempo”.

“Tomaremos todas as medidas possíveis para garantir que, preservando as tradições e guiados pela experiência acumulada pelo grupo nos anos anteriores, facilitaremos a integração harmoniosa de novos participantes em todos os formatos das suas atividades”, frisou.

Além disso, Putin destacou que durante a presidência da Rússia “será levada em consideração a disposição de muitos outros países, e há cerca de três dezenas deles, de aderir aos Brics, à sua agenda, de uma forma ou de outra”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.