Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ditador russo

Putin elogia Dilma por “progresso” no Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics

Putin elogiou Dilma durante encontro na Rússia
Putin elogiou Dilma durante encontro dos dois nesta quinta-feira (6) em São Petersburgo, na Rússia (Foto: EFE/EPA/ANTON VAGANOV)

Ouça este conteúdo

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, se reuniu nesta quinta-feira (6) com a ex-presidente brasileira e chefe do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics, Dilma Rousseff, em São Petersburgo, e a parabenizou pelo “progresso” feito pela instituição no último ano.

"Devo enfatizar que, no último ano, o banco conseguiu fazer muitas coisas sob sua liderança, obteve lucros consideráveis, lucros líquidos e, em geral, está de pé, trabalhando de forma cada vez mais organizada e bem-sucedida", declarou o líder russo.

Ambos se encontraram no Palácio de Constantino, a residência de campo do líder do Kremlin em sua cidade natal, onde horas antes ele havia se reunido com o presidente da Bolívia, Luis Arce.

"Peço-lhe que transmita meus melhores votos ao atual presidente do Brasil, senhor Lula, e conversaremos por telefone em breve para discutir as relações bilaterais", pediu Putin.

O mandatário russo acrescentou que espera Luiz Inácio Lula da Silva na próxima cúpula do Brics na cidade de Kazan, que será realizada em 22 e 22 de outubro.

O assessor de política internacional do presidente russo, Yuri Ushakov, disse antes da reunião que Putin e Dilma Rousseff discutiriam a estratégia de financiamento de projetos importantes em território russo por essa instituição de crédito.

No ano passado, a chefe do banco dos Brics anunciou a interrupção temporária de suas operações na Rússia, pois "a existência de um sistema financeiro internacional não pode ser negada" no contexto das sanções ocidentais.

A decisão de criar um banco dentro da estrutura dos países do Brics foi tomada em 2013, durante a cúpula em Durban, na África do Sul, e um ano depois essa decisão foi selada no Brasil com a assinatura do acordo correspondente. O Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics começou a operar oficialmente em julho de 2015. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.