Moscou - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, não deve disputar a eleição presidencial de 2012 na Rússia, para que o presidente Dmitry Medvedev possa completar suas iniciativas modernizadoras, disse na quinta-feira o diretor de uma entidade ligada ao presidente.

CARREGANDO :)

Medvedev e Putin já insinuaram que um dos dois, mas não ambos, irá concorrer a presidente. O eleito pode ficar até 12 anos no cargo devido à prorrogação do mandato presidencial.

O diretor da entidade Insor, Igor Yurgens, presidida por Medvedev, elogiou Putin por ter estabilizado a Rússia, mas disse que seu retorno ao Kremlin causaria uma estagnação.Putin foi presidente de 2000 a 2008. Legalmente impedido de disputar um terceiro mandato, ele indicou o nome de Medvedev, e assumiu o cargo de primeiro-ministro. Continua sendo o político mais poderoso e popular da Rússia.

Publicidade

"Tenho certeza de que (Putin) pode vencer esta eleição com um passeio. Mas também tenho certeza de que ele não deveria concorrer", disse Yurgens numa entrevista publicada no jornal Kommersant.

"Precisamos de um salto modernizador. Tal salto está associado a Medvedev, tanto no Ocidente quanto dentro do país", disse ele, solicitando de Putin o "sacrifício" de abrir espaço para a candidatura de Medvedev.

Veja também
  • Tiroteio na Rússia deixa 4 mortos
  • Rebelde se explode no Parlamento checheno
  • Espiões russos são homenageados após deixarem EUA
  • Casal Putin reaparece em público para reafirmar casamento
  • Rússia construirá usina nuclear na Venezuela
  • Adjunto de Putin é nomeado prefeito de Moscou