O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cúpula de líderes do G20, que acontecerá na semana que vem, na ilha de Bali, na Indonésia, segundo divulgou nesta quinta-feira (10) o governo do país asiático.
"Putin não estará presente, poque avisou que enviará seu ministro das Relações Exteriores (Sergey Lavrov)", afirmou à imprensa local o ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia e diretor de Eventos Organizados da reunião, Luhut Binsar Pandjaitan.
Em junho desse ano, o presidente indonésio, Joko Widodo, se reuniu com Putin, pouco depois de encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em tentativa de mediação entre os líderes das nações envolvidas em conflito no Leste Europeu.
Embora países como os Estados Unidos tenham apelado que a organização desconvidasse o líder russo, mas Widodo manteve o convite, o estendendo a Zelensky, na esperança de um encontro entre os dois em Bali.
Moscou confirmou anteriormente a presença de Putin na cúpula de líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontecerá no Camboja, entre amanhã e sábado.
A decisão de Putin não ir ao encontro do G20 é divulgada um dia depois do anúncio da Rússia de uma retirada da cidade de Kherson, única capital de província que mantinha sob controle na Ucrânia.
Sem o presidente da Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ditador da China, Xi Jinping, serão os protagonistas do encontro, que deverá ser marcado por tensões pela guerra da Ucrânia, pelas disputas por Taiwan e pelas provocações da Coreia do Norte.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares