Putin quer voltar ao cargo de presidente, que ocupou por oito anos| Foto: Misha Japaridze/Reuters

O primeiro-ministro da Rús­­sia, Vladimir Putin, aparece bem posicionado para vencer as eleições presidenciais de 4 de março no país, com cerca de dois terços das intenções de voto, segundo duas pesquisas divulgadas ontem.

CARREGANDO :)

Uma sondagem do indepen­­dente Centro Levada mostrou que Putin ficaria com 66% dos votos, enquanto em outra, da estatal Fundação Opinião Pú­­blica, o primeiro-ministro aparece com 58,7% das intenções. Mais cedo nesta semana, o Cen­­tro para o Estudo da Opi­­nião Pública havia previsto vitória similar para Putin, com 58,6% dos votos. Putin foi presidente russo entre 2000 e 2008. A campanha dele, porém, tem enfrentado maior oposição nos últimos meses, após seu Partido Rússia Unida ter vencido uma disputa eleitoral pelo Parla­­mento que muitos consideraram fraudada.

Pesquisas anteriores mostravam Putin com menos que os 50% dos votos necessários para evitar um inédito segundo turno no país. A realização de um segundo turno é "altamente improvável" agora, disse Lev Gudkov, chefe do Centro Levada Center, se­­gun­­do a agência de notícias In­­terfax.

Publicidade

O líder comunista Gennady Zyuganov apareceu em segundo, com 15% das intenções de voto, segundo o Centro Levada. Na sondagem do Centro de Opinião Pú­­blica, Zyugannov está em segundo com 16,2%.