• Carregando...
Petro Poroshenko (à esquerda) teve encontro com Vladimir Putin, intermediado por Angela Merkel (de costas) | Kevin Lamarque  /Reuters
Petro Poroshenko (à esquerda) teve encontro com Vladimir Putin, intermediado por Angela Merkel (de costas)| Foto: Kevin Lamarque /Reuters

Rivais

Presidente russo e Obama têm primeiro encontro após o início da crise

O presidente americano, Barack Obama, e seu colega russo Vladimir Putin conversaram ontem antes do almoço de líderes mundiais em celebração do Dia D, o que representou o primeiro diálogo frente a frente dos dois desde o início da crise na Ucrânia. A conversa informal que durou entre 10 e 15 minutos aconteceu no local onde os líderes almoçaram, informou a Casa Branca. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que Obama e Putin trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia. "Putin e Obama conversaram sobre a necessidade de encerrar a violência e dos confrontos o mais rápido possível", disse Peskov. Quando os líderes posaram para uma fotografia do grupo do lado de fora do prédio, antes do almoço, Obama e Putin pareciam estar se evitando deliberadamente. Mas assim que entraram, encontraram tempo para conversar pela primeira vez desde que Putin anexou a península da Crimeia.

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se informalmente com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, prestes ao início das comemorações do Dia D, na França. Foi a primeira reunião entre os dois líderes desde que Poroshenko foi eleito para governar a Ucrânia.

A breve interação entre os dois aconteceu após os líderes mundiais terem se reunido para uma fotografia dos participantes do evento. Após a foto, a maioria dos líderes caminhou até um prédio próximo, local do almoço. Mas Putin, Poroshenko e a chanceler alemã Angela Merkel ficaram do lado de fora e conversaram.

Os repórteres que observaram o encontro não conseguiram ouvir a conversa do trio, que durou cerca de um minuto. Não há planos para um encontro mais longo e formal entre Putin e Poroshenko durante a celebração do Dia D.

Cessar fogo

Putin disse que um imediato cessar-fogo no leste da Ucrânia é necessário para criar condições para negociações sobre a questão ucraniana. Em declarações feitas a jornalistas na Normandia, transmitidas ao vivo pela televisão russa ontem, ele afirmou esperar que o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, demonstre "boa vontade" e "sabedoria de Estado". Ele também disse que Moscou está pronta para uma discussão construtiva com a Ucrânia para resolver a questão da dívida de gás do país com a Rússia.

O presidente russo declarou que ele e Poroshenko se encontraram por 15 minutos para discutir questões importantes relacionadas à resolução da crise. Os dois líderes concordaram que uma solução política é a única possível para o conflito, informou o Kremlin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]