O primeiro-ministro e homem forte da Rússia Vladimir Putin venceu em primeiro turno as eleições presidenciais deste domingo com 61,8% dos votos, uma vez apurados os votos de 14,5% dos colégios eleitorais, anunciou neste domingo a comissão eleitoral russa.
O comunista Guenadi Ziuganov chega na segunda posição com 17,8% dos votos. Uma pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto Vtsiom concede 58,3% dos votos a Putin.
Estes números foram divulgados às 21h (14h de Brasília) após o fechamento dos últimos colégios eleitorais em Kaliningrado, enclave russo entre a Polônia e os países bálticos.
Uma pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto Vtsiom concede 58,3% dos votos a Putin e 17,7% a Ziuganov. A pesquisa coloca Projorov na terceira posição, com 9,2% dos votos.
Mais de 110 mil simpatizantes de Putin se reuniram - segundo a polícia - perto do Kremlin, no centro de Moscou, em uma manifestação de apoio ao primeiro-ministro. "Às 21H50 (14H50 de Brasília), mais de 110 mil pessoas participavam de uma manifestação de apoio a Vladimir Putin", declarou a polícia em um comunicado.
Putin deixou o Kremlin em 2008 para ser primeiro-ministro porque a Constituição o impedia de cumprir mais de dois mandatos consecutivos.
Lançou então à liderança do Estado seu subordinado Dmitri Medvedev, que em setembro passou para segundo plano para que seu mentor pudesse voltar ao Kremlin em 2012.
Uma reforma constitucional elevou de quatro a seis os anos de mandato, de modo que Putin pode concorrer novamente em 2018, permanecendo, assim, no poder até 2024.
Deixe sua opinião