Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Regimes parceiros

Putin visita Coreia do Norte nesta semana para discutir “questões sensíveis” com ditador Kim

Putin visita Coreia do Norte nesta semana para discutir “questões sensíveis” com ditador Kim
Ditadores da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Rússia, Vladimir Putin, se cumprimentam durante encontro na região russa de Amur em 2023 (Foto: KCNA via REUTERS)

Ouça este conteúdo

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, tem uma visita marcada à Coreia do Norte nesta semana, onde deverá discutir os temas mais “importantes e sensíveis” com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Conforme informou o Kremlin, a visita de Putin começará nesta terça-feira (18) e deve durar até a quarta-feira (19). A última viagem de Putin à Coreia do Norte foi em julho de 2000, durante a ditadura de Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un.

"A convite do presidente de Assuntos de Estado, Kim Jong Un, Vladimir Putin fará uma visita de Estado amistosa à República Popular Democrática da Coreia nos dias 18 e 19 de junho", disse o Kremlin, conforme informações da Reuters.

O regime russo anunciou que as conversas entre os dois ditadores abordarão os assuntos “mais importantes e sensíveis” com expectativa de negociações profundas e a participação de outros membros das delegações.

"Os contatos informais entre os dois líderes dedicarão um tempo considerável, já que as questões mais importantes e sensíveis serão abordadas durante essas negociações, que poderão contar com a participação de outros membros das delegações", disse Yuri Ushakov, assessor internacional do Kremlin

A reunião entre Putin e Kim incluirá encontros privados e em diferentes formatos, contando com a presença de figuras proeminentes da ditadura russa, como o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e o novo ministro da Defesa, Andrei Belousov.

"As relações entre Rússia e Coreia do Norte são de natureza amigável e de vizinhança. É claro que elas se desenvolveram muito ativamente nos últimos anos", afirmou Ushakov, ao citar a forte aproximação entre Moscou e Pyongyang.

No encontro, ambos os regimes preveem assinar um novo acordo de parceria estratégica, que substituirá os anteriores.

Serão discutidos também neste encontro tópicos como energia, economia, transporte, agricultura e segurança. Conforme informações, as trocas comerciais entre Rússia e Coreia do Norte cresceram significativamente, alcançando US$ 34,4 bilhões em 2023.

Atualmente, ambos os países compartilham visões semelhantes sobre questões de política externa.

Os Estados Unidos, por sua vez, expressaram preocupação com o aprofundamento das relações entre Rússia e Coreia do Norte. A Casa Branca teme que a visita de Putin à Pyongyang possa impactar a segurança na península coreana e a situação na Ucrânia, onde mísseis balísticos norte-coreanos têm sido usados em ataques.

"Não estamos preocupados com a viagem, mas estamos preocupados com o aprofundamento das relações entre esses dois países", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, em entrevista coletiva.

Kim Jong-un, que tem sido um dos principais apoiadores do Kremlin na guerra com a Ucrânia. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.