A Coreia do Norte impediu na manhã desta quarta-feira (3) (horário local, noite no Brasil) que trabalhadores sul-coreanos entrassem no complexo industrial de Kaesong, em meio à crescente tensão entre o Norte e o Sul, anunciou o governo em Seul. "A Coreia do Norte não deu sua permissão, como faz diariamente, para que os 484 trabalhadores sul-coreanos entrassem em Kaesong hoje", disse um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação.
A zona industrial de Kaesong, situada 10 km no interior do território da Coreia do Norte, foi inaugurada em 2004 como símbolo da vontade de cooperação entre as duas Coreias.
A passagem na fronteira entre as duas Coreias em direção a Kaesong é aberta normalmente às 8h30 (20h30 de Brasília), mas às 9h30 desta quarta-feira os responsáveis norte-coreanos ainda não haviam dado o sinal verde para o ingresso dos operários, destacou o porta-voz.A passagem de fronteira para Kaesong funcionou normalmente nas últimas semanas, apesar da crescente tensão entre Norte e Sul.
A estabilidade do parque industrial é considerada um barômetro das relações entre as duas Coreias.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas