Um autorretrato de Andy Warhol comprado em 1963 em prestações no valor total de 1.600 dólares pode render 30 milhões de dólares ou mais quando for oferecido em leilão, em maio, pela casa Christie's.
"Self-Portrait", um silkscreen sobre acrílico, em quatro painéis, que mostra o artista usando trench coat e óculos de sol, será posto à venda pela família da colecionadora de Detroit Florence Barron.
Barron primeiro encomendou seu próprio retrato de Warhol, mas mudou de ideia e sugeriu que o jovem artista retratasse a si mesmo, dizendo: "Ninguém me conhece. As pessoas querem ver você."
O resultado foi o primeiro autorretrato de Warhol, quatro imagens feitas em uma cabine fotográfica e reproduzidas em tons de azul.
O retrato foi colocado na parede da sala de estar da família Barron em Detroit. Também foi exposto em público, tendo servido como imagem de capa de catálogos de grandes mostras e retrospectivas da obra de Warhol no Museu de Arte Moderna de Nova York e o museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha.
O recorde de preço para um autorretrato de Warhol é 32,6 milhões de dólares, obtido em um leilão da Sotheby's em Nova York em maio do ano passado.
O recorde de preço de qualquer trabalho de Warhol foi marcado pela obra "Green Car Crash (Green Burning Car I)", vendida pela Christie's por nada menos que 71,7 milhões de dólares em 2007.