Deve-se comer frutas de estômago vazio para evitar fermentação? "A resposta é definitivamente não", diz Mark Pochapin, diretor do Centro Monahan de Saúde Gastrointestinal do NewYork-Presbyterian Hospital. "Você pode comer frutas a qualquer momento. Nada apodrece no estômago", acrescenta Pochapin.
Esse processo, também chamado de fermentação, é a ação bacteriana nos alimentos, resultando em decomposição. Devido à presença de ácido hidroclórico, o estômago tem muito pouca bactéria. "Uma das principais funções do estômago", explica ele, "é esterilizar o alimento".
"O local onde as frutas produzem gás é no cólon, não no estômago", explica Pochapin. O cólon está cheio de bactérias.
O alimento leva de 6 a 10 horas para chegar ao cólon, o que explica por que não importa muito quando a fruta é consumida, observa o pesquisador.
* * * * * *
Carta de Descartes roubada no século 19 é encontrada nos EUA
Uma carta de 27 de maio de 1641 do filósofo e cientista René Descartes (1596-1650), roubada na França no século XIX, foi localizada nesta semana em uma instituição de ensino superior do estado americano da Pensilvânia.
A carta é uma amostra da extensa correspondência que o francês trocou com seu amigo Marin Mersenne e que fazia parte do arquivo do Instituto da França até que o italiano Guglielmo Libri a roubasse junto com milhares de outros documentos em meados do século XIX.
A pequena Haverford College, que anunciou a descoberta, abrigava a carta sem saber que fazia parte dos artigos roubados. O item foi doado há mais de um século pela viúva de um ex-aluno junto com outros bens.
Responsável pela descoberta, o pesquisador Erik-Jan Bos, da Universidade de Utrecht (Holanda), diz que se deparou com uma referência à carta enquanto navegava pela internet e, após pedir uma cópia à Haverford College, viu que se tratava do documento.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião