Deve-se comer frutas de estômago vazio para evitar fermentação? "A resposta é definitivamente não", diz Mark Pochapin, diretor do Centro Monahan de Saúde Gastrointestinal do NewYork-Presbyterian Hospital. "Você pode comer frutas a qualquer momento. Nada apodrece no estômago", acrescenta Pochapin.
Esse processo, também chamado de fermentação, é a ação bacteriana nos alimentos, resultando em decomposição. Devido à presença de ácido hidroclórico, o estômago tem muito pouca bactéria. "Uma das principais funções do estômago", explica ele, "é esterilizar o alimento".
"O local onde as frutas produzem gás é no cólon, não no estômago", explica Pochapin. O cólon está cheio de bactérias.
O alimento leva de 6 a 10 horas para chegar ao cólon, o que explica por que não importa muito quando a fruta é consumida, observa o pesquisador.
* * * * * *
Carta de Descartes roubada no século 19 é encontrada nos EUA
Uma carta de 27 de maio de 1641 do filósofo e cientista René Descartes (1596-1650), roubada na França no século XIX, foi localizada nesta semana em uma instituição de ensino superior do estado americano da Pensilvânia.
A carta é uma amostra da extensa correspondência que o francês trocou com seu amigo Marin Mersenne e que fazia parte do arquivo do Instituto da França até que o italiano Guglielmo Libri a roubasse junto com milhares de outros documentos em meados do século XIX.
A pequena Haverford College, que anunciou a descoberta, abrigava a carta sem saber que fazia parte dos artigos roubados. O item foi doado há mais de um século pela viúva de um ex-aluno junto com outros bens.
Responsável pela descoberta, o pesquisador Erik-Jan Bos, da Universidade de Utrecht (Holanda), diz que se deparou com uma referência à carta enquanto navegava pela internet e, após pedir uma cópia à Haverford College, viu que se tratava do documento.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime