Representantes do Quarteto para a Paz no Oriente Médio (formado por Estados Unidos, Rússia, ONU e União Europeia) se reunirão neste domingo (18) em Nova York para tentar relançar o diálogo de paz entre israelenses e palestinos, informou neste sábado o jornal "Yedioth Ahronoth".
O encontro terá como meta conseguir com que ambas as partes se comprometam a retomar as negociações antes que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, solicite ao Conselho de Segurança a entrada do Estado palestino como membro de pleno direito na ONU, indicou o jornal israelense em sua edição digital, citando fontes da diplomacia europeia.
Diplomatas europeus e americanos visitaram o Oriente Médio na última semana para tentar convencer as duas partes da importância de uma reabertura do diálogo, sem que por enquanto tenham alcançado nenhum resultado visível.
A reunião dos membros do Quarteto acontecerá dois dias depois que Abbas confirmou em um discurso transmitido pela televisão a estratégia que seguirá na ONU, considerada por Israel e EUA como prejudicial às possibilidades de seguir adiante com as negociações de paz.