Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Quase 1.400 candidatos no Irã deixam disputa um dia antes das eleições

Um dia antes dos colégio eleitorais abrirem no Irã, cerca de 1.385 candidatos - mais de 20% do total - se retiraram da disputa, convocando os iranianos a apoiarem os principais candidatos, informou o ministério do Interior nesta quinta-feira. Agora, 4.844 permanecem na corrida pelos 290 assentos no Parlamento e os 88 cargos na Assembleia de Especialistas, instituição de religiosos responsáveis por nomear o guia supremo da República Islâmica.

Entre os candidatos, só 500 são mulheres, e nenhuma está na lista de aspirante à Assembleia de Especialistas. O desequilíbrio na representatividade feminina está levando militantes da causa a tentar mudar a cara do Parlamento. O Irã tem uma população de 79 milhões de pessoas, das quais 50,4% são mulheres.

“Nosso objetivo final é que 50% dos parlamentares sejam mulheres”, disse Jila Shariatpanahi, uma física que participou do programa nuclear iraniano entre 1975 e 1987. “Mas tem que haver uma mudança cultural na população e entre os responsáveis”.

Os colégios eleitorais abrirão às 04h30 GMT (01h30 de Brasília), e devem fechar às 14h30 GMT (11h30 de Brasília), embora o horário possa se prolongar se for necessário, indicaram meios de comunicação iranianos. Serão as primeiras eleições no país desde o acordo nuclear de julho, do qual o presidente moderado, Hassan Rohani, espera ganhar crédito político diante dos conservadores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.