O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos divulgou nesta segunda-feira que o número de civis mortos e feridos ao longo da invasão da Rússia à Ucrânia é de 21.965.
Os dados apontam que a quantidade de civis que faleceram é de 8.231, enquanto os feridos chegaram a 13.734 entre a população não militar.
No entanto, o próprio escritório das Nações Unidas considera que os números são conservadores e incluem unicamente os casos que foram documentados com rígida metodologia que utiliza em situações desse tipo.
O Alto Comissariado, que faz um acompanhamento das vítimas civis desde o início da invasão russa, indicou que a maioria dos óbitos foram registrados em áreas controladas pelo governo da Ucrânia, onde 11.247 pessoas ficaram feridas em ataques.
Além disso, 4.346 pessoas (1.859 mortas e 2.487 feridas) foram vítimas da guerra nas regiões da Ucrânia ocupadas pela Rússia.
Segundo as informações divulgadas pela ONU, o mês de março de 2022 foi o o que mais houve registro de mortos na guerra. Desde então, a tendência tem sido de baixa nos indicadores.
A principal causa de óbitos é a detonação de armas e explosivos com amplo alcance, seguidas de minas terrestres e outros remanescentes do conflito.
Vitória total de Trump impõe duro recado a Lula e à esquerda brasileira
Aliados de Lula choram vitória de Trump “Tempos difíceis”. Acompanhe o Sem Rodeios
Trump vence eleições presidenciais dos EUA; confira os resultados detalhados
Você conhece alguém desesperado com a vitória de Trump? Esta coluna é para você
Deixe sua opinião