Uma pesquisa do Instituto CSA encomendada pelo Journal du Dimanche, Europe 1 e CNews revelou que 48% da população francesa apoia a interrupção total da imigração, um aumento de 7% em relação ao último levantamento, realizado em 2021.
O debate, que vem dividindo a sociedade francesa nos últimos anos, promete continuar entre os temas centrais da política do país.
Segundo a pesquisa, 51% da população ainda se considera contra a imigração zero e 1% não se manifestou sobre o assunto.
Os resultados, quando analisados com base nos recortes de gênero e idade, mostram diferenças sutis. Enquanto 55% dos homens são contra a ideia de interromper totalmente a imigração na França, 53% das mulheres são a favor.
Entre os menores de 35 anos, 51% apoiam o fim da imigração, tanto a feita de forma legal quanto a ilegal, enquanto entre a população com mais de 50 anos, 52% são contra a medida.
No campo profissional, nota-se que 54% dos entrevistados de categoria socioeconômica mais alta (CSP+) se opõem à imigração zero, enquanto a mesma porcentagem de categoria socioeconômica mais baixa (CSP-) é favorável à medida.
Quando analisadas no contexto ideológico, as diferenças são maiores: 79% dos entrevistados que se identificavam como de esquerda são contra a imigração zero. Enquanto isso, 83% dos eleitores de direita, apoiadores das políticas do Partido França Insubmissa, de Marine Le Pen, apoiam a medida.
A pesquisa do Instituto CSA foi realizada em 21 de novembro e contou com a participação de 1.010 pessoas com 18 anos ou mais.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião