Madrid - Quatro membros suspeitos do ETA, grupo separatista basco, foram presos em Portugal e França. Um deles estaria dirigindo uma van carregada com explosivos, conforme afirmou um porta-voz regional do Ministério do Interior à Associated Press. Dois dos suspeitos foram capturados no Norte de Portugal, depois que um deles parou o carro na cidade de Bermillo de Sayago, no Noroeste da Espanha e a cerca de 30 km da divisa com Portugal.
O porta-voz declarou que dois policiais pararam a van na Espanha por volta das 22 horas de sábado (19 horas de Brasília) e as suspeitas aumentaram quando perceberam que a placa do carro era da França. O motorista conseguiu empurrar os policiais e tentou escapar no carro da patrulha. Aparentemente ele seguiu a van. Avisada, a polícia portuguesa deteve o casal fugitivo.
Algumas casas foram evacuadas em Bermillo de Sayago, que tem população de 1 mil habitantes, e a área em torno da van foi isolada. Não foram divulgados detalhes sobre a quantidade de explosivos transportados. Um porta-voz da guarda civil afirmou que, na França, dois suspeitos foram presos em Clermont-Ferrand, região central do país, quando chegaram a um depósito de armas. As fontes falaram na condição de anonimato.
A ETA tem travado uma violenta campanha separatista por meio de explosões e tiroteios desde 1968 e já matou mais 825 pessoas. O objetivo é alcançar a independência do Estado Basco, localizado entre o Norte da Espanha e o Sudoeste da França. As informações são da Associated Press.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou