Um avião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) caiu no sul do Afeganistão neste sábado (27), matando os quatro funcionários da coalizão a bordo. Os primeiros relatos indicam que a aeronave não foi derrubada por insurgentes, segundo a Otan.
"A causa da queda está sendo investigada, embora as informações iniciais sejam de que não havia atividade de inimigos no local no momento (da ocorrência)", disse a Otan em breve comunicado.
A Otan não informou as nacionalidades das vítimas ou o local da queda da aeronave. A maioria dos soldados internacionais que servem no sul do Afeganistão é dos EUA.
O Taleban, que mais cedo anunciou o início de sua "ofensiva de primavera" anual contra o governo afegão, apoiado pelos EUA, não assumiu a responsabilidade pela queda do avião.
Acidentes aéreos são bem frequentes no Afeganistão, onde a missão internacional de 100 mil homens depende muito de transporte aéreo para combater insurgentes no sul e leste do país. As informações são da Dow Jones e Associated Press.