O furacão Katrina deixou para trás uma paisagem de vazamentos de gás e petróleo, usinas de esgoto danificadas e água contaminada, disse a principal autoridade ambiental da Louisiana nesta terça-feira.
Na primeira grande avaliação estadual sobre os danos ambientais no sul da Louisiana, o secretário de Qualidade Ambiental, Mike McDaniel, disse que enormes quantidades de materiais nocivos em fábricas atingidas, o perigo de explosões e incêndios e a poluição da água são suas maiores preocupações, oito dias após a tempestade.
As cifras preliminares indicam que entre 140 mil e 160 mil casas foram inundadas e não poderão ser recuperadas.
- Literalmente, estão perdidas - disse ele, acrescentando que levará anos para restaurar o abastecimento de água em toda a cidade.
- São quase inimagináveis as coisas com que teremos de lidar - disse ele.
Os técnicos detectaram dois grandes vazamentos de óleo, um de 68 mil barris em um depósito da Bass Entreprise, em Venice, e outro de 10 mil barris em uma unidade da Murphy Oil, segundo McDaniel.
Enormes quantidades de óleo também vazaram de carros, caminhões e barcos.
- Para onde quer que olhemos há um vazamento. Tudo isso vai se somando. Há um brilho quase sólido sobre a área agora.
Fontes de radiação, como usinas nucleares, estão seguras, e as autoridades tentam localizar grandes depósitos de material nocivo em fábricas.
Embora haja possibilidade de que a água nas ruas de Nova Orleans transmita doenças, McDaniel disse que é cedo para qualificar de "sopa tóxica" o líquido estagnado. As agências federais e estaduais já começaram a examinar amostras.
- Estou dizendo que isso é um pouco exagerado - disse ele. - Dizer que é tóxico soa como se andar nisso fosse morte instantânea. Vamos esperar dados melhores.
Especialistas independentes dizem que a gua da inundaao em Nova Orleans pode provocar danos ambientais quando fluir para o lago Pontchartrain e o rio Mississippi.
Mais de 500 usinas de tratamento de esgotos da Louisiana foram danificadas ou destruídas, inclusive 25 de grande porte. Há cerca de 170 fontes de vazamentos de hidrocarbonetos e gás natural, segundo as autoridades.
O Katrina danificou enormes áreas de habitat selvagem, mas é cedo para avaliar os impactos de longo prazo, segundo McDaniel.