Michel Barnier, negociador da União Europeia, encontrou sua contraparte britânica neste domingo e frustrou expectativas de que haveria um acordo iminente.| Foto: Emmanuel Dunand/AFP

O principal negociador do Brexit do lado da União Europeia, Michel Barnier, disse neste domingo que conversas urgentes com o Reino Unido não resultaram em um acordo. “Apesar de esforços intensos, algumas questões-chave ainda estão em aberto” nas negociações sobre o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido, afirmou.

CARREGANDO :)

Barnier e sua contraparte do Reino Unido, Dominic Raab, reuniram-se em Bruxelas para conversas neste domingo. A discussão despertou rumores de que um acordo completo poderia ser iminente, mas Barnier disse que o futuro da fronteira na ilha da Irlanda continua sendo um obstáculo importante.

Ele afirmou que a necessidade de “evitar uma fronteira dura” entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, está entre os problemas não resolvidos.

Publicidade

Uma autoridade da UE informou que não há novas negociações planejadas antes da cúpula entre os líderes do bloco prevista para quarta-feira. Barnier fará uma apresentação aos líderes da UE, que avaliarão o progresso das negociações até agora.