Verduras e frutas frescas do Japão estão sob alerta nos EUA| Foto: Aly Song/Reuters

A quantidade de iodo presente na água vinda da torneira no norte de Tóquio excede os níveis permitidos para a ingestão por crianças, informou nesta quarta-feira o governo metropolitano da capital. O governo alertou para que não se dê a água proveniente das torneiras a bebês e crianças. Um oficial do governo metropolitano informou que amostras de três diferentes plantas purificadoras no bairro de Katsushika, no norte de Tóquio, coletadas às 9h desta quarta-feira (21h de terça-feira em Brasília), apresentaram 210 Becquerel de iodo por quilo, excedendo os 100 Becquerel por quilo, nível considerado aceitável para crianças. O limite de iodo em água corrente para um adulto é de 300 Becquerel por quilo.

CARREGANDO :)

Alimentos

Os EUA anunciaram nesta terça-feira que proibirão a importação de alguns alimentos do Japão por temerem a radiação e contaminação nuclear após o terremoto e tsunami ocorridos no dia 11. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), que regula todas as importações de alimentos do país, anunciou em comunicado que havia emitido um alerta às importações de leite e produtos lácteos, verduras e frutas frescas das regiões japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma.

Publicidade

Nesta quarta-feira, no horário local, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou a proibição da venda de leite e verduras (principalmente espinafre, brócolis, couve e couve-flor) procedentes das cidades de Fukushima e Ibaraki, no nordeste do país, devido aos altos índices de radioatividade emanados da usina nuclear de Fukushima. O ministério da Saúde também solicitou às cidades de Chiba e Ibaraki que reforcem os programas de inspeção dos produtos pescados em sua costa.

Veja também
  • Japão terá de importar mais alimentos prontos
  • Japão informa que radiação na área de usina é 400 vezes maior do que o nível normal
  • Japão tenta controlar usina danificada; cresce receio de radiação
  • Eletricidade é reconectada ao reator 4 de usina no Japão
  • Mortos por tremor e tsunami chegam a 9.079 no Japão
  • Radiação em alimentos preocupa OMS