Depois de quase 80 anos de existência a Rádio do Vaticano se rendeu à publicidade pela primeira vez e passou a veicular comerciais da empresa italiana de energia Enel, revelou a "BBC".
Até agora, a emissora era totalmente financiada pela Igreja Católica, ao custo anual de cerca de US$ 30 milhões. Mas os efeitos da crise financeira fizeram o Vaticano recorrer à publicidade para reduzir seus gastos.
Segundo a "BBC", os comerciais da Enel devem render à Rádio do Vaticano cerca de US$ 250 mil nos próximos seis meses. A empresa se disse honrada em ser escolhida como a primeira anunciante da rádio e destacou que compartilha dos mesmos valores da Igreja Católica.
O Vaticano acaba de divulgar seu balanço financeiro, que registrou déficit pelo segundo ano consecutivo. Os gastos com a rádio foram apontados como uma das razões para o resultado, assim como a queda no volume de doações dos fiéis por causa da crise financeira internacional.
A rádio, fundada em 1931 pelo italiano Guglielmo Marconi, transmite programas em FM e pela internet em 45 línguas para difundir a fé católica e a mensagem do Papa.