O príncipe Willem-Alexander e a Rainha Beatrix| Foto: Jerry Lampen/Reuters

A rainha Beatrix, da Holanda, que completa 75 anos na quinta-feira (31), anunciou que irá abdicar em favor de seu filho mais velho, o príncipe Willem-Alexander, que se tornará rei em 30 de abril.

CARREGANDO :)

Willem-Alexander, de 45 anos, é casado com a argentina Maxima Zorrigueta e tem três filhos pequenos. Passou décadas sendo preparado para o trono, o que exigiu que ele se livrasse da imagem de jovem bebedor de cerveja, responsável por declarações que irritavam a imprensa e os políticos.

Em pronunciamento televisivo, Beatrix disse que decidiu abdicar por considerar que seu filho está preparado para assumir o trono.

Publicidade

Até recentemente, a rainha ainda participava da formação das coalizões de governo, ao nomear um mediador político, atribuição que foi eliminada antes da última eleição, em setembro de 2012, e que deixou à monarquia um papel apenas protocolar.

Há fortes rumores de que Beatrix não gosta do político direitista Geert Wilders, que propõe restrições à imigração e uma revisão da relação com a União Europeia. Em discursos, ela havia aludido à necessidade de tolerância e multiculturalismo, comentários que foram vistos como críticas às posições anti-islâmicas de Wilders.

O mau desempenho desse político na última eleição e a perda de influência política podem ter contribuído para a decisão da rainha de abdicar.

A popular Beatrix se tornou a sexta monarca da Casa de Orange em 1980, quando da abdicação da sua mãe, Juliana, que reinou por 31 anos.

Juliana tinha na época 73 anos e sua saúde mental estava em declínio. Já Beatrix continua ativa e com boa saúde, apesar de alguns problemas.

Publicidade

Em 2009, a rainha ficou muito abalada quando um homem atirou um carro sobre a multidão que acompanhava as festividades do aniversário dela.

Seu filho do meio, o príncipe Johan Friso, está em coma desde que foi soterrado por uma avalanche de neve ao esquiar no ano passado.

A notícia da abdicação da rainha Beatrix já era esperada há tempos na Holanda. Nas ruas do país e nas cortes europeias se falava sobre o assunto com certa naturalidade. A prática já virou costume entre os membros da Casa Orange.

Resistência

Willem-Alexander será o primeiro homem a reinar a Holanda em mais de cem anos, e terá a companhia de Máxima Zorreguieta, um dos membros mais valorizados da família real. Inicialmente, no entanto, a princesa foi vista com receio pelo passado de seu pai, ministro de Agricultura durante a ditadura do general Videla. Os pais da noiva não foram convidados e assistiram ao casamento de um quarto de hotel em Londres.

Publicidade

O casal também encontrou resistência entre a classe política. Embora o casamento tenha sido aprovado pelo parlamento holandês, a união teve a oposição de 15 deputados e senadores. Um grupo se queixou da religião de Máxima, que é católica, mas decidiu votar a favor após o anúncio de que os filhos do casal seriam educados na fé protestante, como sempre ocorreu no seio da casa real holandesa.

Apesar da resistência, Máxima ganhou o apoio dos holandeses com seu trabalho e simpatia. Nas cortes europeias, ela recebeu o título de ser a mais divertida e o príncipe, graças a sua companheira, ganhou pontos entre a opinião pública. A imagem de um menino tonto ficou para trás. Mas ninguém duvida que por detrás da formação do casal está a mão de Beatrix. A rainha foi que melhor promoveu o casal nos últimos anos, tanto dentro como fora do país. Os príncipes acompanharam a monarca em todas as viagens oficiais.

Nesses 10 anos de casados, eles só se viram rodeados de críticas por investimentos imobiliários. Em 2009 compraram uma casa em Moçambique e, devido à revolta do povo, eles acabaram vendendo o imóvel. Foi revelado que a dupla havia pago uma parte da propriedade a uma imobiliária radicada na ilha de Jersey, paraíso fiscal do Canal da Mancha. Dois anos depois, Willem e Máxima compraram uma vila de luxo em Kranidi, na Grécia. A mansão custou 4,5 milhões de euros, segundo o jornal holandês "De Volkskrant". A compra, realizada em plena crise econômica europeia, também foi objeto de polêmica

Willem chegará ao trono aos 45 anos. Graduado em história e com licença de piloto, ele é apaixonado por aviões. Máxima é economista e o casal tem três filhas: Amalia, Alexia e Ariana.