Muçulmanos em todo o mundo iniciaram nesta semana o jejum do mês sagrado do Ramadã, com tristeza na Indonésia pelos violentos terremotos dos últimos dias e um aumento da segurança no Iraque para tentar evitar novos atentados.
O Ramadã, um mês de recolhimento, festa e generosidade, começou oficialmente nesta quarta-feira (12) para 1,2 bilhão de mulçumanos, exceto para sunitas e xiitas, que comemoram o início do período santo na quinta-feira (13), já que marcam o início de seu mês sagrado pela lua crescente.
Durante as quatro semanas seguintes, do amanhecer ao pôr-do-sol, os mulçumanos de todo o mundo devem se abster de comer carne, beber, fumar e manter relações sexuais.
Indonésia
No maior país mulçumano do mundo, a Indonésia, o Ramadã começa na quinta em meio à tristeza de novos terremotos e ameaças de tsunami, que sacudiram a costa oeste da ilha de Sumatra, já devastada em 2004 pelo mesmo fenômeno.
Iraque
No Iraque, uma diminuição na violência tem sido defendida diante da estratégia posta em marcha há seis meses pelo exército americano, que parece ter permitido uma melhora na segurança.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Brasil deve passar os EUA e virar líder global de exportações agropecuárias
O que dizem as pesquisas sobre educação integral, obsessão do MEC de Lula
Deixe sua opinião