Muçulmanos em todo o mundo iniciaram nesta semana o jejum do mês sagrado do Ramadã, com tristeza na Indonésia pelos violentos terremotos dos últimos dias e um aumento da segurança no Iraque para tentar evitar novos atentados.
O Ramadã, um mês de recolhimento, festa e generosidade, começou oficialmente nesta quarta-feira (12) para 1,2 bilhão de mulçumanos, exceto para sunitas e xiitas, que comemoram o início do período santo na quinta-feira (13), já que marcam o início de seu mês sagrado pela lua crescente.
Durante as quatro semanas seguintes, do amanhecer ao pôr-do-sol, os mulçumanos de todo o mundo devem se abster de comer carne, beber, fumar e manter relações sexuais.
Indonésia
No maior país mulçumano do mundo, a Indonésia, o Ramadã começa na quinta em meio à tristeza de novos terremotos e ameaças de tsunami, que sacudiram a costa oeste da ilha de Sumatra, já devastada em 2004 pelo mesmo fenômeno.
Iraque
No Iraque, uma diminuição na violência tem sido defendida diante da estratégia posta em marcha há seis meses pelo exército americano, que parece ter permitido uma melhora na segurança.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Meta responde à AGU sobre mudanças na política de moderação de conteúdo