É provável que você já tenha visto as imagens do flagra de uma cobra gigante devorando uma “raposa-voadora” no quintal de uma moradora da Austrália. As fotos e o vídeo da ação se tornaram virais na internet. Talvez o tamanho da serpente nem tenha sido o mais surpreendente, já que relatos de cobras de grande porte são comuns. Mas o tamanho do animal vítima do ataque, isso sim surpreende.
A raposa-voadora é na verdade uma espécie de morcego -- a maior do mundo. A captada nas imagens é da variedade raposa-voadora negra, encontrada do norte da Austrália. É a “menor” da família. Segundo mini-documentário da rede National Geographic, o mamífero pode atingir dois metros de envergadura (ou seja, a distância de uma ponta da asa à outra).
O nome da espécie se deve à cabeça destes animais, que realmente lembra a de uma raposa. As raposas-voadoras negras raramente são vistas na cidade, já que preferem áreas com temperaturas mais amenas, uma forma de se proteger do calor da terra dos cangurus. As árvores em rios e lagos são seu habitat natural.
Caso se depare com um destes animais, compreenderemos o seu susto. Mas não há motivo para medo, pois eles se alimentam basicamente de frutas e néctar e, nem de longe, gostam de sangue (como alguns morcegos encontrados no Brasil), segundo a National Geographic.
Confira o vídeo da National Geographic sobre as raposas-voadoras australianas (em inglês):
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco