O enviado francês Jack Lang encontrou o presidente de Cuba, Raúl Castro, na quarta-feira, demonstrando o esforço da França para melhorar as relações com a ilha comunista e na esperança de guiá-la na direção da abertura política e da reaproximação dos Estados Unidos.
Lang, enviado a Cuba pelo presidente Nicolas Sarkozy, disse que ele e Raúl conversaram por duas horas. Segundo ele, o clima foi "direto e amigável", embora os dois países tenham tido relações pouco amistosas nos últimos anos.
Lang disse que a França quer ser "o motor" que puxará o diálogo entre Cuba e outros países, principalmente os Estados Unidos, que impõe um embargo comercial à ilha desde 1962.
O novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, representa "uma importante mudança política" que pode dar fim a 50 anos de hostilidades com Cuba, disse. "Queremos substituir o clima de confronto pelo de cooperação", disse Lang. "Fico muito feliz ao pensar que estamos vivendo um tempo em que, talvez, o fim do embargo venha."
As relações entre Cuba e França esfriaram desde que a União Europeia impôs sanções diplomáticas a Cuba, em 2003, porque Havana prendeu 75 supostos oposicionistas ao regime comunista. Acredita-se que cerca de 55 ainda estejam na cadeia.
Em junho, a União Europeia decidiu suspender as sanções, na esperança de encorajar reformas em Cuba, depois que Raúl Castro substituiu o irmão Fidel no poder, há um ano. Desde então, o país retomou o envio de ajuda humanitária.
Lang, ex-ministro socialista, foi enviado por Sarkozy no que uma autoridade francesa chamou de um missão de missão-relâmpago, cujo objetivo é testar o ambiente para mudanças em Cuba.
Fidel Castro, 82 anos, tomou o poder na revolução de 1959, derrubando um ditador apoiado pelos Estados Unidos e governando a ilha por 49 anos.
Raúl Castro, 77 anos, fez pequenas reformas econômicas e declarou estar disposto a encontrar Obama, que também falou em diálogo com os cubanos e em aliviar o embargo, cujo objetivo é derrubar o regime comunista.
Lang não se encontrou com Fidel, que se reúne com alguns visitantes, não todos. Uma série de líderes e enviados de outros países visitou Cuba nos últimos meses.
Lang é bastante conhecido na França, onde foi ministro da Cultura durante o governo de François Mitterrand, nos anos 1980. Miterrand tinha uma relação próxima a Fidel.
Durante meses, ele foi indicado para cargos no governo de Sarkozy, mas sua escolha ainda é estranha para os Socialistas. O partido está desarticulado desde que sua candidata, Segolene Royal, perdeu as eleições presidenciais para Sakorzy, em 2007.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou