O presidente de Cuba, Raúl Castro, expressou ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, solidariedade de seu país com a Venezuela e com Hugo Chávez, segundo comunicado oficial divulgado neste sábado (12) sobre o encontro dos dois em Havana.

CARREGANDO :)

Raúl "reiterou a solidariedade do povo cubano com a Revolução Bolivariana e seu líder e manifestou sua confiança na capacidade do povo venezuelano e em suas instituições para enfrentar e vencer qualquer desafio", indicou o texto, publicado no jornal oficial "Granma".

"Raúl e Maduro compartilharam sua satisfação com a emotiva demonstração de apoio à Venezuela e ao presidente Chávez ocorrida no dia 10 de janeiro em Caracas".

Publicidade

A data marcou a cerimônia de posse do novo mandato do líder venezuelano, mesmo sem sua participação. Na sua ausência, a celebração, que contou com a participação de líderes de toda América do Sul, transformou-se em um ato de apoio ao presidente.

Maduro foi designado por Chávez como seu sucessor antes de ser submetido à sua quarta cirurgia no dia 11 de janeiro, em meio a sua luta contra um câncer em Havana.

O vice de Chávez chegou a Cuba na tarde de ontem, foi recebido no aeroporto pelo ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez e, mais tarde, no Palácio da Revolução, por Raul Castro.

Também em Havana estão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Peru, Ollanta Humala.

A presidente argentina se reuniu ontem com Fidel Castro e com o irmão do líder cubano, o presidente Raúl Castro, segundo comunicado oficial do governo.

Publicidade

De acordo com a nota, no encontro, os dois trataram das relações bilaterais e temas da "atualidade regional e internacional". "Além disso, manifestou sua solidariedade ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, hospitalizado em Cuba para tratar um câncer", indicou o breve texto.

No encontro, realizado na tarde de ontem, Kirchner foi recebida por Fidel Castro e pelo presidente Raúl Castro na residência do líder cubano, de acordo com fotos publicadas pelo diário.

Depois de visitar Havana, Cristina iniciará uma viagem por Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Vietnã.