O grupo islâmico contrário ao regime do ditador Bashar al-Assad anunciou que ganhou o total controle de uma das cidades mais importantes da Síria. Homs é considerada o coração estratégico do país.
De acordo com agência de notícias Reuters, moradores de Homs celebraram a tomada da cidade dançando e gritando "Assad se foi, Homs está livre" e "Vida longa à Síria e abaixo Bashar al-Assad". Ainda segundo a agência de notícias, o exército sírio tentou conter os radicais, mas não conseguiu e abandonou o confronto.
O que significa a tomada de Homs
Homs, que fica na região central do país, tem um importante cruzamento rodoviário que liga as cidades do interior à costa do mar mediterrâneo. A tomada da cidade torna-se um símbolo poderoso da forte presença do movimento rebelde no conflito que já dura 13 anos. Em lutas anteriores, o exército Sírio já havia derrotado o grupo em embates que aconteceram na cidade, fazendo com que os rebeldes fossem expulsos de Homs.
Para o principal líder do grupo, comandante do Hayat Tahrir al-Sham, Abu Mohammed al-Golani, a captura de Homs é um momento histórico. Segundo a Reuters, ele também pediu aos combatentes que não machuquem "aqueles que largarem as armas".