Rebeldes líbios retomaram nesta segunda grande parte da cidade petrolífera de Brega, que já mudou de controle várias vezes nas últimas semanas em meio aos combates contra as tropas do ditador Muamar Kadafi. Foram ouvidos vários disparos de artilharia feitos pelas forças de Kadafi, enquanto os rebeldes avançavam pela parte oeste da cidade. Mulheres e crianças têm fugido da cidade.
Com o começo dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os insurgentes líbios conseguiram avançar para o oeste, até a cidade de Sirta, onde foram rechaçados pelas forças de Kadafi, que partiram para uma nova ofensiva. Hoje, o front estava no terminal petrolífero de Brega, no começo do leste líbio.
Forças de Kadafi prosseguem o cerco a Misurata, única cidade no oeste líbio sob poder dos insurgentes. Ontem, tropas do governo atacaram a cidade e atingiram um hospital, onde uma pessoa foi morta e 11 feridas. O cerco a Misurata dura mais de uma semana.
Ontem, um navio turco conseguiu embarcar 250 feridos em Misurata e transportá-los para Benghazi, onde funciona a capital do Conselho Nacional da Líbia, o governo insurgente que controla o leste. As informações são da Associated Press.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil