Os rebeldes de Misrata, ao oeste de Sirte, e os rebeldes do leste do país, uniram suas forças nesta quinta-feira nas ruas da cidade, pela primeira vez desde o começo da ofensiva.
Um dirigente de campo das brigadas rebeldes Al Zaquila disse à Agência Efe que os rebeldes de ambas frentes haviam se encontrado na zona leste de Sirte, cidade natal do ditador Muamar Kadafi, e no caminho do litoral e que agora estavam trabalhando para garantir o domínio sobre estes locais.
Além disso, o dirigente, que se identificou como Tareq, detalhou que as tropas tinham decretado um cessar-fogo unilateral de 48 horas para aos habitantes que quisessem abandonar os novos bairros tomados pelos rebeldes.
Em seu avanço, os insurgentes descobriram um depósito de armas e de combustível no qual encontraram 160 toneladas de gasolina, acrescentou Tareq.
Além disso, a fonte destacou que havia sido preso um alto responsável do regime de Kadafi, cujo nome será anunciado oficialmente nas próximas horas.
Por outra parte, o senador republicano americano John McCain, candidato presidencial em 2008, visitou nesta quinta-feira a Líbia, onde prometeu ajuda para os feridos.
Durante uma visita ao hospital de Trípoli, McCain, que foi derrotado na corrida eleitoral pelo atual presidente americano Barack Obama, prometeu tratamento em hospitais da França e Alemanha, em muito pouco tempo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura