Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito na Síria

Rebeldes na Síria pedem ajuda internacional para desativar armas químicas do governo de Assad

Rebeldes rasgam retrato do ditador da Síria, Bashar al-Assad, em Aleppo, tomada na semana passada (Foto: KARAM AL-MASRI/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Em declaração feita neste sábado (7), rebeldes do sul da Síria pediram ajuda à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) para o descarte seguro de um estoque de armas químicas do governo do presidente Bashar al-Assad.

“O povo sírio tem suportado um imenso sofrimento e feridas devido ao uso criminoso de armas internacionalmente proibidas pelo regime de Bashar al-Assad contra civis inocentes, em flagrante violação de todas as convenções internacionais e valores humanitários”, afirmaram os rebeldes.

Segundo investigações feitas pela OPAQ, as forças do governo sírio realizaram uma série de ataques químicos durante a guerra civil síria que começou em 2011, quando o regime do ditador Bashar al-Assad não aceitou uma revolta pró-democracia.

Mesmo com a nova ofensiva Bashar al-Assad permanece no país

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Damasco apesar da ofensiva que avança em diferentes frentes, afirmou um comunicado oficial da presidência.  “O presidente continua seu trabalho e suas tarefas nacionais e constitucionais a partir da capital, Damasco, e destaca que todas as notícias, atividades e posições relacionadas com o presidente Al Assad provêm das plataformas da Presidência da República e dos meios de comunicação nacionais sírios", informou a nota.

O texto também indica que "a Presidência da República Árabe Síria nega todos estes rumores (...) e confirma que são tentativas de enganar e influenciar o Estado e a sociedade sírios ao longo dos últimos anos da guerra".

Em 2020, um acordo de cessar-fogo diminuiu o conflito entre os rebeldes e o regime de Assad. No dia 27 de novembro, uma coligação liderada pela Organização de Libertação do Levante iniciou uma ofensiva contra o governo de Al Assad e em pouco mais de uma semana controlaram as cidades de Aleppo e Hama, capitais provinciais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.