Os rebeldes sírios capturaram o prefeito da cidade setentrional de Al Raqa, Hassan Yalili, e o secretário-geral do partido governante Baath nesta cidade, Suleiman al Suleiman, informaram nesta terça-feira (5) fontes opositoras.
O porta-voz da brigada Deraa al Uma do Exército Sírio Livre (ELS) na província vizinha de Aleppo, Abdullah Asani, indicou que as capturas ocorreram durante uma operação dos insurgentes, mas não quis dar mais detalhes.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou esses dados e acrescentou que um oficial da Polícia morreu e outro foi aprisionado pelos rebeldes nos enfrentamentos desencadeados ao redor do palácio do prefeito de Al Raqa.
Ontem, os opositores tomaram o controle de grande parte de Al Raqa, capital da província homônima, após duros combates contra as forças do regime que causaram dezenas de mortes de ambos os lados.
O porta-voz da Frente Islâmica Síria (FIS), que protagoniza essa operação, Abu Omar al Suri, assegurou à Efe que os rebeldes estavam a ponto de "libertar" toda a cidade, a primeira capital provincial que poderia cair completamente nas mãos da insurgência.
Os rebeldes conseguiram esses avanços após tomar o quartel de Al Hayana, onde confiscaram uma grande quantidade de armas e veículos militares do Exército leal a Bashar al-Assad.
A cidade de Al Raqa se encontra na margem setentrional do rio Eufrates, 160 quilômetros ao leste de Aleppo, e em 2004 tinha mais de 220 mil habitantes, aos quais se somaram dezenas de milhares de deslocados nos últimos meses.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares