Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revolta

Rebeldes sírios recebem armas do exterior

As potências estrangeiras estão fazendo vista grossa às compras armamentistas feitas por exilados sírios, que já estão contrabandeando armas leves, equipamentos de comunicação e óculos de visão noturna para dentro da Síria, disse uma fonte da oposição do país na sexta-feira (24). Os partidários da oposição também estão tentando levar armas antiaéreas e antitanque para os rebeldes do Exército Sírio Livre, e infiltrar oficiais sírios da reserva para ajudarem a coordenar a luta contra as forças do presidente Bashar al-Assad. A fonte falou durante uma reunião de países árabes e ocidentais, entre outros, que discute a situação na Síria e formas de ajudar os civis do país, onde Assad há 11 meses reprime com violência uma rebelião popular contra seu regime. "Estamos trazendo armas defensivas e ofensivas. Elas vêm de todos os lugares, inclusive países ocidentais, e não é difícil passar as coisas pelas fronteiras", disse a fonte à Reuters, pedindo anonimato. "Não há uma decisão de qualquer país quanto a armar os rebeldes, mas os países estão permitindo que os sírios comprem armas e as enviem para o país", acrescentou. Durante o encontro inaugural dos "Amigos da Síria", que reuniu mais de 50 países em Túnis, o chanceler do Catar, xeque Hamad bin Jassim al Thani, defendeu a criação de uma força árabe para impor a paz e abrir corredores humanitários na Síria. As potências árabes e ocidentais estão divididas sobre se devem armar os rebeldes da Síria, com algumas autoridades temendo que tal medida apenas piore a violência e afete os países vizinhos, com governos diferentes apoiando grupos diferentes da oposição a Assad. O vice-presidente da Liga Árabe, Ahmed Bem Helli, disse à Reuters na véspera do encontro na quinta-feira que armar a oposição poderia levar à guerra civil.

"Acho que isso vai complicar ainda mais as questões. Militarizar a oposição e os protestos vai criar uma situação complicada que poderia levar à guerra civil e isso não é o desejado", disse ele em Túnis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.