Boa parte de Nova Orléans continua abandonada e destruída, quase quatro meses após a passagem devastadora do furacão Katrina, mas para os imigrantes latino-americanos a cidade se transformou na terra das oportunidades. Se os moradores de Nova Orléans estão demorando a voltar para casa, os imigrantes, a maioria em situação ilegal, invadiram a cidade para fazer o trabalho duro de limpeza e reconstrução.
Não se trata de altruísmo, e sim do fato de que há uma enorme demanda por trabalho, o que proporciona salários mais altos que nas outras cidades dos Estados Unidos e que em suas terras natais.
Num hábito comum no sudoeste dos EUA, mas novo para Nova Orléans, eles se postam nas esquinas ao nascer do dia, oferecendo-se para trabalhar por dia.
- Precisa de um trabalhador? - pergunta Carlos Delgado. - Sei colocar gesso, telhado, concreto e posso fazer limpeza- diz o mexicano de 31 anos, misturando inglês e espanhol.
Ele passou oito anos em Houston e foi para Nova Orléans em outubro. Como a maioria dos imigrantes, mora num hotel barato junto com vários conhecidos.