A rede social X (antigo Twitter), de Elon Musk, restabeleceu nesta terça-feira (20) após uma breve suspensão, a conta recém-criada por Yulia Navalnaya, viúva do líder opositor russo Alexei Navalny, falecido na semana passada em uma prisão no Ártico.
Anteriormente, ao tentar abrir a conta, que reuniu quase 100 mil seguidores em 24 horas, aparecia a mensagem de que o perfil havia sido suspenso por “violação das regras da rede social”, sem oferecer mais detalhes.
Após um grande alvoroço midiático, o acesso à conta foi restaurado.
No total, a suspensão durou cerca de 45 minutos e atualmente Navalnaya já conta com mais de 240 mil seguidores, 140 mil a mais que antes do bloqueio.
Antes da suspensão, Navalnaya, que nesta segunda-feira (19) anunciou que continuará o trabalho do falecido marido, tinha publicado duas mensagens próprias e repostado um vídeo no qual a mãe do opositor exige que o presidente russo, Vladimir Putin, lhe entregue o corpo do seu filho.
Em sua segunda postagem, publicada esta manhã, Navalnaya também pediu às autoridades que entregassem o corpo do seu marido.
“Devolva o corpo de Alexei e deixe-o ser enterrado com dignidade, não impeça as pessoas de se despedirem dele”, dizia o texto.
Os correligionários de Navalny acusam as autoridades russas de se recusarem a entregar o corpo para apagar os vestígios do crime.
Segundo a OVD-Info, organização que protege os direitos dos detidos, quase 70 mil pessoas já assinaram uma petição popular para que as autoridades entreguem o corpo à família.
O Fundo Anticorrupção, fundado por Navalny, pediu explicações ao X e ao seu dono, Musk, sobre a suspensão da conta da viúva do opositor. (Com Agência EFE)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião